13 fevereiro, 2014

As ideias simples e geniais da Ambiente

Soluçōes simples aliadas a um design inteligente quase sempre resultam em produtos inteligentes. Na Ambiente este ano, uma boa safra de novidades foi apresentada por expositores e jovens designers. Muitos deles devem ocupar as nossas vidas e solucionar pequenos problemas do dia a dia em breve.


A Clip Bag da Linden International soluciona a utilização e armazenagem de mantimentos em suas embalagens originais com um mecanismo simples que sela sacos de papel, plástico ou alumínio. O produto levou o prêmio de design da Ambiente este ano.




Os americanos Jared Allen e Beau Oyler são os jovens designers a frente da Urbio. Eles criaram o Urbio Kit, um sistema de organização vertical construido em polipropileno leve e resistente. Placas fixadas na parede recebem os recipientes de tamanhos variados e se prendem graças a magnetos embutidos. O produto tem múltiplas funções na casa --desde jardins verticais a organizadores de utensilios na cozinha, quartos de criança e home office -- são fáceis de remanejar e personalizar os espaços domésticos.




O designer coreano Leeki Seung, do Studio Inbetween, criou uma curiosa sèrie de luminárias que são montadas a  partir de uma única folha de madeira ou metal. A tranformação da folha plana em objeto tridimensional è conseguida em minutos com poucos movimentos e fixação das peças. "O mais complexo mesmo foi chegar ao càlculo exato para o corte a laser das folhas e dai conseguir um desenho com profundidade e este efeito trançado quando curvado", lembra o designer.


A mini-estufa criada pela empresa japonesa oferece a possibilidade de uma horta em casa mesmo em pequenos espaços. Pequena lâmpadas de Led garantem a luz necessaria para as plantas crescerem  saudáveis. Na base è adicionada àgua e uma estrutura com furos acomoda sementes em um interior de espuma que as mantèm umedecidas na medida certa. A estufa tambèm pode ser utilizada para manter ervas e pequenos vegetais frescos por mais tempo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário